top of page

É possível se manter jovem (incluindo a memória)



Os radicais livres são produzidos pelo nosso organismo o tempo todo e afetam as estruturas das nossas células. Para que essas moléculas sejam neutralizadas e não afete nenhuma estrutura cerebral levando ao envelhecimento precoce, a alimentação diária deve ser bastante rica em antioxidantes, ou seja, vitaminas, minerais e fotoquímicos presentes nos alimentos.



Veja alguns alimentos que podem prevenir o envelhecimento precoce:

Ovo

Esse é um grande amigo do cérebro. Isso porque a gema do ovo é rica em uma substância chamada colina, essencial para fixar a in- formação no cérebro, mantendo as memórias intactas. Já a clara do ovo é rica em glutamina, que auxilia na formação do DNA dos neurônios da massa cinzenta do cérebro, portanto para que as células cerebrais funcionem adequadamente elas precisam de um DNA perfeito e, consequentemente, de muita glutamina. O ovo também é fonte de vitaminas do complexo B, que auxilia na memória e concentração.


Chá verde

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. São propriedades que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gorduras, protege o coração, previne o envelhecimento, reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e afasta a depressão. Prefira o Herbal Concentrate, rico em chá verde, chá preto, hibisco e diversas outras ervas.


Peixe

Especialmente o salmão, sardinha, atum, arenque e cavala são fontes de ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, protegendo os neurônios contra radicais livres. Também são fontes de vitamina D que contribui para a renovação dos neurônios, zinco e selênio (ajuda a regular a transmissão entre os neurônios). Herbalifeline, rico em ômega 3, é seu grande aliado no dia a dia.


Salmão

É um dos peixes mais ricos em gordura Ômega 3, a qual é a maior amiga do cérebro. Isso por que além de auxiliar na formação dos neurônios, o Ômega 3 protege os neurônios já existentes, mantendo suas membranas uniformes e protegendo a boa formação do raciocínio. Estudos recentes demonstraram que a falta de bons níveis circulantes de Ômega 3 aumentam em 73% do risco de qualquer tipo de demência da idade e em 72% o risco de desenvolver Alzheimer


Alface

Rico em substâncias que têm efeito calmante e controlam a ansiedade, a alface é capaz de controlar neurotransmissores relacionados com depressão e dificuldade de raciocínio. Desta forma é um grande aliado do bom humor, do raciocínio e da memória, além de seu efeito relaxante prevenir o desgaste cerebral causado pela ansiedade e falta de sono.


Oleaginosas

As castanhas, avelãs e nozes são ricas em selênio e vitamina E, antioxidante cuja deficiência pode provocar danos nas fibras nervosas, resultando em falta de concentração.

Nozes

Ricas em vitamina E são antioxidantes, que reduzem os efeitos dos radicais livres, que são substâncias que prejudicam bastante as funções cerebrais. Estudos já mostraram os efeitos preventivos da Vitamina E em relação ao mal de Alzheimer.

Cereais Integrais

Aveia, linhaça, chia. Enfim, os cereais integrais são ricos em fibras. Elas vão ajudar a glicose a ser liberada lenta e continuamente no sangue, fornecendo continuamente essa glicose para o cérebro. Isso faz com que o órgão tenha combustível o dia todo para trabalhar bem e sem esforços, ou seja, auxilia na manutenção da saúde do cérebro por muito mais tempo! A hipoglicemia pode comprometer o raciocínio, a atenção e a concentração. Além disso, os cereais integrais são fonte de vitamina do complexo B, que ajuda na memória e concentração.

Maça, laranja, tomate e morango

São ricos em fisetina, substância que favorece o amadurecimento das células nervosas, ajudando a memória.

Frutas vermelhas

As frutas como morango, framboesa, cereja e ameixa são fontes de flavonoides, que são antioxidantes, protegendo os neurônios, por isso são benéficos para o aprendizado e memória.

612 visualizações

Comments


bottom of page